Dá para chamar o Volkswagen Nivus de Polo Suv?



Novo modelo compartilha inúmeros componentes, mas usa truques para ficar maior que o hatch


por RODRIGO RIBEIRO

Volkswagen Polo Nivus Montagem (Foto: Christian Castanho/Divulgação)

O NIVUS É MUITO MAIS DO QUE UM POLO COM ESTERÓIDES

(FOTO: CHRISTIAN CASTANHO/DIVULGAÇÃO)

Quando a Volkswagen apresentou as primeiras informações do Nivus, muitos consumidores questionaram nas redes sociais se o SUV não seria nada mais que um "Polão", uma versão aventureira do hatch.

Pessoalmente, porém, o Nivus se diferencia bastante do hatch do qual deriva, passando a impressão de que é um carro totalmente novo. O modelo, porém, compartilha diversas peças com o Polo, apesar de não aparentar.

Volkswagen Nivus Polo (Foto: Montagem/Divulgação)

A MAIOR MUDANÇA DO NIVUS (LINHA ESCURA) ESTÁ NA TRASEIRA. O POSICIONAMENTO DOS OCUPANTES NÃO MUDOU (FOTO: MONTAGEM/DIVULGAÇÃO)

Para entender esse truque, Autoesporte fez uma sobreposição exclusiva e uma análise para entender porque o Nivus é o Honda WR-V do Polo. E porque não é.

Repare na imagem acima em como o interior do Nivus é o mesmo do Polo. A Volkswagen não retornou os questionamentos de Autoesporte, mas apuramos que portas, colunas A e B, parabrisas e até o teto são os mesmos dos dois modelos.

Volkswagen Nivus Polo (Foto: Christian Castanho/Divulgação)

PORTAS, TETO E ATÉ O PARA-BRISAS DO POLO SÃO OS MESMOS DO NIVUS (FOTO: CHRISTIAN CASTANHO/DIVULGAÇÃO)

Aqui começam um dos truques da equipe de design: para criar a queda acentuada da traseira e gerar o perfil cupê, a marca simplesmente prolongou os dois spoilers traseiros na tampa do porta-malas. Isso prolongou visualmente o Nivus sem a necessidade de uma nova — e cara — estamparia para o teto.

Volkswagen Nivus Polo (Foto: Christian Castanho/Divulgação)

O CAPÔ DO NIVUS É CONSIDERAVELMENTE MAIS ALTO QUE NO POLO (FOTO: CHRISTIAN CASTANHO/DIVULGAÇÃO)

Outra tática foi a troca de toda a parte frontal (externa) do Nivus: para-lamas, para-choques, grade, faróis e capô são exclusivos. A Volkswagen repetiu a fórmula da Honda em seu WR-V para "levantar" a dianteira do Nivus. Repare como o capô do SUV é consideravelmente mais alto que no Polo. A Chery fez o mesmo para diferenciar o Tiggo 2 do Celler. 

Mas, se na frente o Nivus segue a escola do "SUV do Fit", atrás a Volkswagen optou por uma tática mais ousada — e cara — que a da Honda. Ao invés de manter a tampa do porta-malas, o Nivus recebeu uma estamparia completamente nova na coluna C.

Volkswagen Nivus Polo (Foto: Christian Castanho)

A TRASEIRA EXCLUSIVA DO NIVUS REFORÇA O PERFIL SUV DO MODELO (FOTO: CHRISTIAN CASTANHO)

Para-lamas, porta-malas, para-choques e vigia traseira são exclusivos. As novas peças prolongaram o balanço traseiro do Nivus, deixando-o mais comprido e, de quebra, ampliando o porta-malas.

As mudanças mais discrestas ocorrem ironicamente onde está a grande novidade tecnológica do Nivus. Apesar da central multimídia VW Play ser inédita, todo o interior do SUV é igual ao do Polo — europeu.

Volkswagen Nivus Polo (Foto: Christian Castanho/Divulgação)

O INTERIOR DO NIVUS É IGUAL AO DO POLO EUROPEU, COM MUDANÇAS APENAS NO VOLANTE E MULTIMÍDA (FOTO: CHRISTIAN CASTANHO/DIVULGAÇÃO)

A única diferença em relação ao hatch nacional é a ausência do suporte para celular, que deve ser aposentado em outros modelos da VW conforme eles adotem o multimídia renovado. O volante do Golf 8 com o novo logotipo é outro item que será gradualmente implementado no resto da linha.