C41 da Alfa Romeo - Novo carro da escuderia Alfa Romeo/Sauber de fórmula 1 para 2021



Oitava colocada no campeonato do ano passado, aposta em mais tecnologia para esse ano.


Estamos no início da temporada de lançamentos, com a Alfa Romeo revelando seu novo carro, por meio de um evento online realizado na Polônia na segunda-feira. A equipe sediada na Suíça conseguiu marcar oito pontos em 2020, então seu novo desafiante se sairá melhor este ano? O especialista técnico de F1 Mark Hughes dá seu veredicto instantâneo sobre o C41

O novo modelo C41 da Alfa Romeo é talvez o menos visivelmente alterado desde 2020 dos outros carros apresentados até o momento. Mas a distinção visual mais óbvia é um bico totalmente novo, e é aqui que o regulamento da equipe permitiu o gasto de dois tokens.

O nariz é significativamente mais estreito do que no C39 do ano passado e sua ponta tem um formato bem diferente.Jan Monchaux buscou otimizar a frente do carro em torno da capa embaixo do bico, que ajuda na criação e direção dos vórtices que são alimentados em direção às placas. 

A tendência nos últimos dois anos foi afastar-se do bico largo e o Alfa Romeo em comum com AlphaTauri e Ferrari  foi um dos últimos a seguir essa tendência.

Pelos padrões da Mercedes ou Red Bull do ano passado, este ainda é um bico largo. Há uma troca a ser feita. O bico mais largo pode criar mais força descendente em altas velocidades do carro, utilizando a área de baixa pressão abaixo dele para acelerar o fluxo para o piso. Mas em baixas velocidades, isso pode se tornar uma espécie de área morta para o fluxo de ar. Quanto mais cedo o fluxo puder ser mudado, mais consistente ele tenderá a ser no momento em que chegar às placas de arrasto, permitindo que façam seu trabalho melhor.

Também há riscos extremos ao estreitar o nariz, além de ser mais difícil passar pelo teste de colisão regulamentar. Também pode tornar mais difícil evitar que vários vórtices que se arrastam na asa dianteira e na capa interfiram uns com os outros e reduzam sua eficácia na aceleração do fluxo. O gerenciamento do fluxo de ar precisa ser ainda mais preciso ao adotar o bico estreito, assim como a Red Bull descobriu quando fez a mudança para 2020. Além do bico, o C41 se parece notavelmente com seu predecessor. Ele retém uma asa dianteira fortemente carregada para dentro e o que parece ser a mesma suspensão dianteira e formato de entrada do radiador.

 

A Alfa Romeo foi a terceira das dez equipes da Fórmula 1 a apresentar seu carro para a temporada 2021, na manhã desta segunda-feira, no Teatro Nacional de Varsóvia (Polônia). O modelo C41 será pilotado pelo finlandês Kimi Raikkonen e pelo italiano Antonio Giovinazzi, enquanto o polonês Robert Kubica será o reserva.

O lançamento do carro se deu na Polônia por causa do principal patrocinador da equipe, uma petrolífera local. Antes de o C41 ser mostrado, houve uma apresentação com dois pianistas, que tocaram uma canção do pianista polonês Frédéric Chopin, e duas bailarinas.

Parceira técnica da Ferrari, a Alfa Romeo nada mais é do que a antiga equipe Sauber, que usa motor, câmbio e suspensão produzidas pela escuderia de Maranello. O próprio Giovinazzi está na Alfa por ser piloto formado pela academia da Ferrari.

- Sempre que se lança um carro, as expectativas são sempre altas, e estão ficando melhores. Vamos ver onde estamos no Barein. O mais importante para a equipe é sempre melhorar, e o time está motivado para dar passo a passo - disse o chefe da equipe, Frederic Vasseur.

 

 

 

 

 

Live completa 22 de Fevereiro 2021 - Apresentação do F1 Alfa Romeo C41